5 Dicas de Como Usar Chapéu Panamá no Verão

5 Dicas de Como Usar Chapéu Panamá no Verão

O Panamá original ou “El Fino”, como é chamado no Equador, é feito artesanalmente nas cidades de Cuenca e Montecristi, sua cor é clara graças a palha feita com a folha da Carludovica palmara, também conhecida como “Toquilla” e é justamente este material que o torna um acessório ideal para dias quentes. Não é a toa que quando os espanhóis chagaram a região os nativos já usavam uma versão mais rudimentar do Panamá para proteger a cabeça e o pescoço do sol intenso.

Presidente Roosevelt e seu chapéu

Entre os adeptos do Panamá temos personalidades como Santos Dumont, Winston Churchill, Kemal Atatürk, Harry Truman, Getúlio Vargas e Tom Jobim.

No Espaço Internacional de Artesanato e Decoração Nações & Artes no Balneário Shopping e no Shopping RioMar você encontra o estande do COLÔMBIA com peças originais e cheios de estilo! Veja algumas fotos:

Chapéu panamá com terno

Para quem não pode abrir mão do terno ou costume por causa do trabalho, o chapéu panamá aparece como um acessório estiloso e fora do usual, especialmente nos dias de sol forte. Se você não é obrigado a trabalhar com trajes sociais, mas, ainda assim, prefere vestir um traje de alfaiataria, melhor ainda, o panamá só vai te deixar ainda mais elegante!

Complemente com: óculos de sol estilo wayfarer, sapatos de amarrar com brogues e um belo relógio com pulseira de couro.

 

Chapéu panamá com colete de alfaiataria

Uma alternativa para quem gosta do combo panamá + alfaiataria é usá-lo apenas com o colete do terno, deixando o paletó de lado. O look ganha um ar casual, mas elegante, remetendo ao visual da primeira metade do século XX, com uma apelo retrô muito charmoso.

Complemente com: lenço de bolso, gravata comum ou borboleta e relógio clássico.

 

Chapéu panamá com camisa social de algodão e alfaiataria leve

Ainda no quesito alfaiataria, podemos deixar o look ainda mais leve, investindo apenas em peças de algodão leve que, juntamente com o chapéu panamá, ganham um ar mais mediterrâneo e sofisticado, ideal para dias quentes, quando uma roupa casual mais alinhada é necessária.

Complemente com: relógio com caixa dourada, óculos estilo clubmaster e pulseiras coloridas.

 

Chapéu panamá com candy colors

Esta é a vantagem de um acessório neutro, ele combina com qualquer cor de roupa que você estiver usando. E nada mais verão do peças frescas com cores vibrantes que ganhem destaque nos dias ensolarados, mas que peçam uma proteção extra. Pronto, está montado o look: uma bermuda chino, uma camisa de linho e o chapéu panamá!

Complemente com: tênis de lona leve ou boat shoe, relógio com pulseira de aço e óculos tipo clubmaster.

 

Chapéu panamá na combinação urbana

Um jeans, uma camisa básica e um tênis (ou um top sider como o da foto) formam uma combinação urbana bem comum e básico em dias quentes na cidade, então porque não adicionar um chapéu para tirar o visual do arroz com feijão?

Complemente com: pulseiras de vários estilos, uma bolsa casual de couro (carteiro ou valise) e óculos aviador.